Quando o sonho encontra a realidade - Um pouco sobre a gravidez de risco
- camilafelippelli
- 4 de nov.
- 1 min de leitura

A maternidade, para aquelas que a desejam, pode ser um momento de felicidade e realização.
Desde o projeto até a concretização deste desejo, a pessoa que gesta passa a sonhar e a idealizar cada momento. No entanto, nem sempre a realidade se dá como o sonhado/planejado.
A gravidez pode ter complicações, decorrente de doenças pré-existentes na gestante, por doenças desenvolvidas durante a gestação ou por falhas do processo de desenvolvimento do bebê. Em todos os casos, pode provocar medo, ansiedade e angústia.
A gravidez de risco precisa ser acompanhada com uma frequência maior, por vezes por uma equipe multidisciplinar, só que o psicólogo muitas vezes ainda não está incluído nesses cuidados.
A cada exame, uma nova preocupação: será que o bebê está se desenvolvendo bem? Será que o bebê nascerá prematuro? Será que o bebê e a pessoa que gesta correrão risco de morte no parto? - Essas angústias podem aumentar o estresse e a ansiedade e tornar o quadro clínico ainda mais crítico, o acompanhamento psicológico pode oportunizar um espaço de acolhimento, escuta e manejo de sofrimento.
Receber a notícia de que algo não está como o esperado, que há risco para o bebê e para a pessoa que gesta pode ser desorganizador, principalmente se a pessoa que gesta não tiver com quem compartilhar essa situação.
Lembre-se: você não está sozinha nessa jornada; buscar apoio pode transformar momentos de dúvida em oportunidades de crescimento e conexão profunda.


Comentários